quinta-feira, 18 de junho de 2015

Desafio Literário 2015: Uma Trilogia: Maze Runner

ALELUIA! Depois de TRÊS longos meses de trabalhos e correrias, eu consegui riscar mais um item do meu desafio literário, e não um item qualquer, mas aquele que abrangia o maior número de livros: o da trilogia. Logo que eu vi que um dos itens era esse, eu já decidi que iria ler Maze Runner. E antes que falem, eu sei que existem outros livros, mas essa é a série primária, com a história de Thomas e dos Clareanos. Os três livros são: Correr ou Morrer, Prova de Fogo, e A Cura Mortal. Li todos os livros no Kindle, o primeiro e o último em português, mas o segundo em inglês por motivo$ facilmente compreensívei$. Bom, vamos direto ao ponto: eu gostei, mas nem tanto. 
Em Correr ou Morrer foi difícil para mim de não lembrar do filme, e notar as diversas diferenças entre os dois. Ao fechar os olhos, eu enxergava a Clareira e o Labirinto do filme. Esse é um dos motivos que eu geralmente prefiro ler os livros antes de ver o filme, porque de uma maneira ou outra, eu acabo sendo influenciada. Quanto aos personagens, eu também acabei associando vários ao filme, e foi só lá pra frente que eu percebi que algumas características eram bem diferentes. Mas eu não posso reclamar do Dylan O'Brien aparecendo no meu cérebro o tempo todo. Mas, colocando o filme de lado, eu gostei do livro. A leitura foi tranquila, a história é boa e bem estruturada. Os personagens são fáceis de gostar e de se apegar. 
Já em Prova de Fogo eu tinha um pensamento constante: "VEI, O QUE TÁ ACONTECENDO AQUI?" Porque juro pra vocês, eu não tava entendendo mais nada. Eu me sentia pior que os Clareanos sem memória, andando no meio do deserto, no meio de tempestades de raios. Sem contar o medo constante que eu sentia de algum dos meus favoritos morrer. Eu gostei do segundo livro tanto quanto do primeiro (ou seja, gostei, mas nem tanto), mas achei que a maioria dos novos personagens não convence. Eu fiquei desconfiada da maioria deles o tempo todo, e eu estava quase igual aos Clareanos, me sentindo um experimento exposto a diversas variáveis, esse livro sendo uma delas, porque eu não tava entendendo nada.
Mas se eu achava que eu não estava entendendo nada antes, em A Cura Mortal eu tinha certeza e, para piorar, parece que o James Dashner também estava mais perdido que Corredor novo no Labirinto depois que as portas fecham. Sequencias confusas, diálogos bizarros, plot twists nada emocionantes. De uma maneira geral, eu gostei do livro, mas eu senti que o autor sabia onde queria chegar, mas não tinha certeza do caminho a seguir, e por isso foi meio que na doida. Muita coisa ficou sem explicação, e eu entendo que talvez isso tenha ocorrido porque estávamos vendo tudo do ponto de vista do Thomas, e não ele não viu tudo. Mas, além disso, o livro parecia uma montanha-russa, cheia de sobe e desce, com algumas partes boas e com sentido, e outras nem tanto. E uns diálogos MUITO forçados (cena do Hans, alguém?).
De uma maneira conjunta, acredito que Maze Runner sofra o mesmo mal que muitas séries de livros: o desgaste ao longo da história. É quase como se o autor tivesse tido a ideia do primeiro livro, e depois foi criando algo além daquilo, e vendo o que saía. Também acredito que alguns personagens não são bem construídos, e não me convenceram de jeito nenhum. É uma boa trilogia, mas nada extraordinário. 

Correr ou Morrer

Prova de Fogo

A Cura Mortal


Um comentário:

  1. Esse é um problema que parece acontecer muito em sequências ou trilogias, provavelmente porque alguns autores pecam muito na hora de fazer um outline da história e, eventualmente, essas coisas transparecem no texto.
    Às vezes, eu fico meio coisada (é, isso não é uma palavra, mas descreve exatamente o que acontece comigo) quando descubro que algum livro que li e gostei vai ganhar continuação (mesmo que a história em si não peça por uma), ainda mais se a editora ou o próprio autor resolvem capitalizar mais ainda no sucesso de algo conhecido.
    Espero que seus próximos livros do desafio sejam mais legais que esse, porque ninguém merece essa confusão toda, hahaha

    Beijos :**

    ResponderExcluir